(15) 99673-0146 contato@criaare.com.br

O WhatsApp lança oficialmente seu aplicativo para empresas em mercados selecionados

A WhatsApp lançou 18.01.18 oficialmente o novo aplicativo da WhatsApp Business em mercados selecionados, incluindo a Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA, antes do lançamento planejado a nível mundial. A adição de perfis de negócios e novas ferramentas de mensagens voltadas para clientes empresariais faz parte do plano mais amplo da empresa para gerar receita cobrando empresas maiores para ferramentas avançadas para se comunicar com os clientes na plataforma agora utilizada por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

O aplicativo WhatsApp Business é o ponto de entrada inicial neste mercado.

Dirigido a pequenas empresas, o aplicativo gratuito – o Android apenas por enquanto – ajuda as empresas a se conectar melhor com seus clientes e a estabelecer uma presença oficial no serviço da WhatsApp. Essencialmente, é a versão do WhatsApp de uma Página do Facebook.

A empresa anunciou anteriormente a chegada do aplicativo e começou a verificar as contas comerciais como parte do seu programa piloto WhatsApp Business em setembro de 2017 . As contas verificadas receberam uma marca de seleção verde como forma de demonstrar sua autenticidade.

Com o novo aplicativo WhatsApp Business chegando hoje, as pequenas empresas podem configurar seus perfis da empresa WhatsApp, preenchendo informações como uma descrição comercial, e-mail, endereço e site.

O WhatsApp diz que as pessoas saberão quando estão conversando com um negócio porque essas contas serão listadas como “Contas de negócios”. Com o tempo, algumas delas se tornarão “Contas Confirmadas”, depois que a WhatsApp verifica o número de telefone da conta que registrou com as correspondências número de telefone da empresa.

Uma vez estabelecido na rede WhatsApp, as empresas podem usar uma série de ferramentas fornecidas pelo aplicativo, como ferramentas de mensagens inteligentes que oferecem tecnologia similar à que você encontra hoje no Facebook Messenger.

Por exemplo, o aplicativo oferece “respostas rápidas” que fornecem respostas rápidas às perguntas freqüentes dos clientes; “Mensagens de saudação” que introduzem os clientes no negócio; e “mensagens afastadas”, que permitem aos clientes saberem que você está ocupado.

As empresas também poderão acessar as estatísticas de mensagens, como o número de mensagens lidas, e podem enviar e receber mensagens da área de trabalho via WhatsApp Web.

Embora as empresas precisem usar este novo aplicativo para se comunicar com os clientes, para o usuário geral do WhatsApp, não há mudança. Eles poderão enviar negócios de mensagens, mas podem controlar suas experiências, bloqueando números e empresas, além de reportar spam.

Além disso, as empresas só poderão entrar em contato com pessoas que forneceram seu número de telefone e concordaram em receber mensagens do negócio, a empresa havia dito anteriormente .

O aplicativo comercial, em seguida, será acompanhado por uma solução empresarial voltada para grandes empresas com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos, a WhatsApp havia dito no outono passado. Não anunciou nenhuma notícia sobre esta solução hoje, mas no passado a empresa disse que cobraria por essas ferramentas empresariais. Presumivelmente, eles serão construídos em cima do atual produto principal do WhatsApp Business.

A empresa também indicou hoje quão crítico é atender as necessidades das empresas em seu serviço, que agora atinge 1,3 bilhão de usuários. De acordo com dados citados pela pesquisa da Morning Consult, mais de 80 por cento das pequenas empresas na Índia e no Brasil disseram que a WhatsApp ajuda-os a se comunicar com os clientes e a expandir seus negócios.

O WhatsApp se recusou a dizer quantas empresas estão atuais no seu aplicativo, quando solicitado.

No lançamento, o WhatsApp Business  está disponível como download gratuito no Google Play em mercados suportados. O WhatsApp não ofereceu um ETA quando o aplicativo comercial se implantou em mercados mundiais além das “próximas semanas” ou quando uma versão do iOS chegaria.

No entanto, a empresa confirmou-nos que – enquanto ele priorizava o Android depois de pesquisar com empresas onde a WhatsApp é usada de forma proeminente – planeja suportar outras plataformas no futuro.