Será que vale a pena mudar um perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram? Essa é uma dúvida bem comum, já que muitos negócios começam criando um perfil pessoal na rede social e fazem as postagens de seus produtos e serviços dessa maneira.

Mas, garantimos que vale a pena você fazer essa mudança e ter um perfil comercial no Instagram para seu negócio. Podemos dizer que sua conta será turbinada e terá acesso a informações relevantes para seu negócio.

Você já deve ter visto a frase “Quem tem informação tem poder”. Ela é muito verdadeira, lembre-se sempre disso. Se você tem informação, você consegue se sobressair aos seus concorrentes, se antecipar às tendências de mercado e inovar. Todas essas ações ajudam a decolar seu negócio.

COMO CONVERTER PERFIL PESSOAL EM UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM

“Eu vou perder todas as fotos do meu perfil fazendo a conversão do pessoal para o perfil comercial do Instagram?”. A resposta é: não, fique despreocupado em relação a isso!

Confira o passo a passo para fazer a conversão do perfil pessoal para comercial.

PASSO 1: ACESSE O BOTÃO DE CONFIGURAÇÃO

perfil comercial no instagram

Toque no botão que fica no canto superior direito.

PASSO 2: TOQUE EM ALTERNAR PARA O PERFIL COMERCIAL

perfil comercial no instagram

Logo após tocar na opção “Alternar para pessoal comercial”, vai aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram” ou algo semelhante. Você deve vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook. Toque no botão azul “Continuar como [seu nome do Facebook]”.

Uma nova tela com uma mensagem “Você já autorizou o Instagram” vai surgir, toque em OK.

PASSO 3: CONECTE SUA PÁGINA DO FACEBOOK

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Você vai precisar se logar na sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir. Escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial no Instagram.

PASSO 4: CONFIGURE SEU PERFIL COMERCIAL

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Adicione o email de contato, o telefone e o endereço. Pelo menos uma dessas informações deve ser preenchida, ok?

A qualquer momento, você pode acessar as configurações da conta e atualizar esses dados.

PASSO 5: PRONTINHO!

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Tudo certo! Uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela.

BENEFÍCIOS DE UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM

Quem tem um perfil comercial no Instagram tem acesso a informações e recursos diferenciados. Confira porque é bom para sua empresa usar um perfil comercial no Instagram:

ADICIONAR INFORMAÇÕES SOBRE SUA EMPRESA

perfil comercial no instagram

Você consegue colocar o contato de email, o telefone do seu negócio ou o endereço físico de sua loja. Tudo fica disponível no perfil do Instagram. É importante frisar que pelo menos uma dessas opções tem que ser adicionada no perfil comercial, ok?

Fazendo isso, você vai criar botões de ação como contatar, como chegar, ligar e enviar email. Esses botões são estratégias não invasivas para que você oriente seu cliente a dar um passo seguinte. Ao se deparar com esse botão, seu fã vai reagir a uma ação. Aproveite o recurso.

MÉTRICAS DO INSTAGRAM

perfil comercial no instagram

Com elas, você pode conhecer mais seu público na rede social. As métricas que você tem acesso são:

  • Alcance: apresenta o número de contas únicas que viram sua postagem no Instagram;
  • Impressões: mostra o número total de visualizações que seu post no Instagram obteve;
  • Atividades do seguidor: esse dado é muito importante. Ele mostra a média de vezes que sua base de fãs está no Instagram em um dia;
  • Visualizações do vídeo: mostra o número de vezes que seu vídeo foi visualizado pelos seguidores. Essa métrica pega reproduções que foram vistas por mais de três segundos;
  • Cliques no site: seu perfil comercial tem o link para seu site. Essa métrica mostra para você quantas pessoas tocaram para acessar seu site;
  • Salva: apresenta o número de perfis do Instagram que salvaram o seu post.
  • Respostas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Esse dado mostra o número de pessoas que assistiram ao vídeo e enviaram mensagens para você por meio da função “enviar mensagem”.
  • Saídas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Corresponde ao número de vezes que um seguidor passou de uma de suas histórias para a história de outra pessoa.

Com um perfil comercial no Instagram, você também consegue ter informações de seus seguidores, como: idade, gênero e localização. São mais dados que ajudam você a montar sua persona.

Esses dados obtidos na seção “Insights” ajudam você a definir melhor suas estratégias de conteúdos no Instagram, melhorar suas postagem e preparar posts de acordo com sua audiência.

É importante reforçar que você vai ter acesso a esses dados somente após a mudança do perfil. Ou seja, postagens feitas anteriormente no seu perfil pessoal do Instagram não vão aparecer. A vida começa a partir daqui!

Importante ficar atento

Existem peculiaridades nas métricas do Instagram de perfis comerciais que você deve ficar de olho:

  • Mesmo que uma única postagem no perfil comercial tenha mais de uma foto, as métricas serão contabilizadas como se o post tivesse apenas uma foto;
  • O Instagram não oferece métricas sobre transmissões ao vivo feitas na rede social;
  • Impressão não é a mesma coisa que alcance: Uma mesma pessoa pode visualizar seu post 5 vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão. O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente um como dado de alcance;
  • Se você possui mais de uma loja, tenha em mente que somente um endereço de email pode ser definido na perfil comercial do Instagram;
  • O Instagram não exporta esses dados do Insights em um arquivo compatível com o Excel, por exemplo, é necessário acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados.