Por Andressa Pellanda / Em Instagram
Será que vale a pena mudar um perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram? Essa é uma dúvida bem comum, já que muitos negócios começam criando um perfil pessoal na rede social e fazem as postagens de seus produtos e serviços dessa maneira.
Mas, garantimos que vale a pena você fazer essa mudança e ter um perfil comercial no Instagram para seu negócio. Podemos dizer que sua conta será turbinada e terá acesso a informações relevantes para seu negócio.
Você já deve ter visto a frase “Quem tem informação tem poder”. Ela é muito verdadeira, lembre-se sempre disso. Se você tem informação, você consegue se sobressair aos seus concorrentes, se antecipar às tendências de mercado e inovar. Todas essas ações ajudam a decolar seu negócio.
COMO CONVERTER PERFIL PESSOAL EM UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM
“Eu vou perder todas as fotos do meu perfil fazendo a conversão do pessoal para o perfil comercial do Instagram?”. A resposta é: não, fique despreocupado em relação a isso!
Confira o passo a passo para fazer a conversão do perfil pessoal para comercial.
PASSO 1: ACESSE O BOTÃO DE CONFIGURAÇÃO
Toque no botão que fica no canto superior direito.
PASSO 2: TOQUE EM ALTERNAR PARA O PERFIL COMERCIAL
Logo após tocar na opção “Alternar para pessoal comercial”, vai aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram” ou algo semelhante. Você deve vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook. Toque no botão azul “Continuar como [seu nome do Facebook]”.
Uma nova tela com uma mensagem “Você já autorizou o Instagram” vai surgir, toque em OK.
PASSO 3: CONECTE SUA PÁGINA DO FACEBOOK
Você vai precisar se logar na sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir. Escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial no Instagram.
PASSO 4: CONFIGURE SEU PERFIL COMERCIAL
Adicione o email de contato, o telefone e o endereço. Pelo menos uma dessas informações deve ser preenchida, ok?
A qualquer momento, você pode acessar as configurações da conta e atualizar esses dados.
PASSO 5: PRONTINHO!
Tudo certo! Uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela.
BENEFÍCIOS DE UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM
Quem tem um perfil comercial no Instagram tem acesso a informações e recursos diferenciados. Confira porque é bom para sua empresa usar um perfil comercial no Instagram:
ADICIONAR INFORMAÇÕES SOBRE SUA EMPRESA
Você consegue colocar o contato de email, o telefone do seu negócio ou o endereço físico de sua loja. Tudo fica disponível no perfil do Instagram. É importante frisar que pelo menos uma dessas opções tem que ser adicionada no perfil comercial, ok?
Fazendo isso, você vai criar botões de ação como contatar, como chegar, ligar e enviar email. Esses botões são estratégias não invasivas para que você oriente seu cliente a dar um passo seguinte. Ao se deparar com esse botão, seu fã vai reagir a uma ação. Aproveite o recurso.
MÉTRICAS DO INSTAGRAM
Com elas, você pode conhecer mais seu público na rede social. As métricas que você tem acesso são:
- Alcance: apresenta o número de contas únicas que viram sua postagem no Instagram;
- Impressões: mostra o número total de visualizações que seu post no Instagram obteve;
- Atividades do seguidor: esse dado é muito importante. Ele mostra a média de vezes que sua base de fãs está no Instagram em um dia;
- Visualizações do vídeo: mostra o número de vezes que seu vídeo foi visualizado pelos seguidores. Essa métrica pega reproduções que foram vistas por mais de três segundos;
- Cliques no site: seu perfil comercial tem o link para seu site. Essa métrica mostra para você quantas pessoas tocaram para acessar seu site;
- Salva: apresenta o número de perfis do Instagram que salvaram o seu post.
- Respostas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Esse dado mostra o número de pessoas que assistiram ao vídeo e enviaram mensagens para você por meio da função “enviar mensagem”.
- Saídas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Corresponde ao número de vezes que um seguidor passou de uma de suas histórias para a história de outra pessoa.
Com um perfil comercial no Instagram, você também consegue ter informações de seus seguidores, como: idade, gênero e localização. São mais dados que ajudam você a montar sua persona.
Esses dados obtidos na seção “Insights” ajudam você a definir melhor suas estratégias de conteúdos no Instagram, melhorar suas postagem e preparar posts de acordo com sua audiência.
É importante reforçar que você vai ter acesso a esses dados somente após a mudança do perfil. Ou seja, postagens feitas anteriormente no seu perfil pessoal do Instagram não vão aparecer. A vida começa a partir daqui!
Importante ficar atento
Existem peculiaridades nas métricas do Instagram de perfis comerciais que você deve ficar de olho:
- Mesmo que uma única postagem no perfil comercial tenha mais de uma foto, as métricas serão contabilizadas como se o post tivesse apenas uma foto;
- O Instagram não oferece métricas sobre transmissões ao vivo feitas na rede social;
- Impressão não é a mesma coisa que alcance: Uma mesma pessoa pode visualizar seu post 5 vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão. O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente um como dado de alcance;
- Se você possui mais de uma loja, tenha em mente que somente um endereço de email pode ser definido na perfil comercial do Instagram;
- O Instagram não exporta esses dados do Insights em um arquivo compatível com o Excel, por exemplo, é necessário acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados.